25.7.11

bandeira da PAZ

Desde há muito tempo os guerreiros tem levado bandeiras às guerras. Esta é uma bandeira de Paz. Este símbolo é um dos mais antigos do mundo.

Suas três esferas foram desenhadas por Nikolai Roerich, como a sintese de todas as artes, todas as ciÊncias e todas as religiões dentro do círculo da cultura. Ele definiu cultura como o cultivo do potencial de criatividade do homem.

Creio que alcançar a paz através da cultura é um propósito a ser realizado através do esforço positivo e da vontade humana.

Em qualquer lugar que a Bandeira da Paz seja erguida é possível reconhecer o grande alcance do passado, do presente e do futuro. Estimula o individuo a realizar o seu alto potencial, estabelecendo todos os aspéctos da vida; estimula cada pessoa a ter responsabilidades com a evolução do planeta. Significa ser um construtor da Paz, e simboliza a transformação do individuo e da sociedade.


Representa a cooperação - a pedra angular da cultura planetária emergente em todos os aspéctos da atividade humana.


Nikolai Roerich foi um artista mundialmente reconhecido, arqueólogo e escritor. Criou um tratado internacional, O PACTO DE ROERICH e a BANDEIRA da PAZ. Propunha que a Bandeira da Paz flamejasse em todos os monumentos históricos e instituições educacionais, artísticas e cientificas pra indicar proteção especial e respeito em tempos de guerra e paz. Reconhece que os tesouros culturais são de valor duradouro para todas as pessoas como patromonio comum da Humanidade.


"O PACTO" foi presenteado por Roerich em Nova York e em 1929, foi nomeado para o Premio Nobel da Paz. Em 15 de abril de 1935, Franklin D. Roosevelt presidiu a cerimonia máxima na Casa Blanca em Washington D.C., na qual 21 Paises Latino Americanos e os Estados Unidos da América firmaram este documento histórico.


Disse Nikolai Roerich: “Criatividade Positiva é a qualidade fundamental do espírito humano. Acolhe e ajuda todas as pessoas a superarem suas dificuldades pessoais... Vamos impulsionar então nossos espiritos à tarefa de contruir a Paz e desse maneira asseguraremos um futuro radiante.”


"ONDE HÁ PAZ, HÁ CULTURA"
“ONDE HÁ CULTURA, HÁ PAZ"

Nikolai Roerich